Empreendendo com sucesso

Para ser um empreendedor, não basta ter uma boa ideia e capital para investir. O sucesso do negócio depende muito do perfil do empresário. Mas não ter todas as características necessárias também não é motivo para desistir. Antes, imaginava-se que o empreendedor nascia empreendedor. Hoje, entretanto, sabemos o perfil de um empresário de sucesso pode ser adquirido e aprimorado com a ajuda de profissionais especializados.
Conheça as algumas das principais características que um empreendedor deve ter!
 
Iniciativa
Muitas pessoas enxergam as oportunidades de negócio, mas não conseguem colocá-las em prática porque não têm iniciativa e se deixam levar por opiniões contrárias.
 
Capacidade de planejamento
O empreendedor precisa entender onde está, aonde quer chegar e o que é preciso fazer para alcançar os seus objetivos. Para isso, é necessário criar um plano de negócio com a estratégia a ser colocada em prática, além de monitorar os resultados conquistados a fim de aprimorar ou mudar o que for necessário.
 
Perseverança
Esteja certo de que muitas dificuldades aparecerão. Mas, desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso.
 
Liderança
Montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos os empresários possuem e que faz a diferença. Para cumprir essa tarefa, dentre outras, pode ser mais fácil contratar uma pessoa com o perfil de líder do que tentar desenvolver essa competência. Saber reconhecer os seus pontos fracos e fortes também é liderar. Um líder também deve saber ouvir a equipe, estimular a sua permanência, motivá-la e deixá-la comprometida.
 
Relacionamento interpessoal
No comando de uma organização, você estará em contato com pessoas dos mais diversos perfis e personalidades. Saber tratar cada um deles com a atenção que demandam o torna um bom empreendedor.
 
Inteligência
Estar sempre à frente da concorrência é essencial para alcançar o sucesso. Para isso, é necessário se manter informado, atualizado e capacitado para conhecer, cada vez mais, as peculiaridades da sua área de atuação e do seu público-alvo.
 
Autoconfiança
Acreditar na sua capacidade, confiar em suas próprias opiniões e transmitir essa confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo dos negócios. Ao mesmo tempo é fundamental acreditar que você pode e deve ir além. Não é porque se está fazendo um bom trabalho naquele momento que ele não pode ficar ainda melhor.
 
Coragem
Correr risco faz parte do ato de empreender. Mas correr risco é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Mas, se detém as informações necessárias, ele pode tomar decisões complexas com risco calculado e menor chance de perdas.
 
Comunicação
Ampliar a sua rede de contatos é importante para a divulgação do seu negócio. Pessoas chave também podem ajudá-lo a atingir os seus objetivos. Participe de cursos, eventos e feiras relacionados ao seu produto, mas não se esqueça de que os ambientes informais também ajudam a formar bons contatos.
 
Autor: Marcelo dos Santos Zaché

Mais publicações